As Tertúlias Literárias Dialógicas reuniram, ao longo do ano letivo 2021/2022 e durante doze sessões, alunos da turma A do 12.º ano e as professoras Manuela Gama e Lúcia Lucena para discutir um texto literário lido antecipadamente: Memorial do Convento, de José Saramago.
Todas as semanas e durante 50 minutos, os alunos que se inscreveram voluntariamente da turma A do 12.º ano, sentados em círculo, partilharam ideias, reflexões e sentimentos ligados a extratos dos capítulos que se constituíam como o objeto de discussão em cada sessão.
Seguindo os princípios da aprendizagem dialógica, interpretou-se um texto a partir de realidades subjetivas, criando sentidos coletivos, de enorme riqueza.
Para completar o projeto, convidaram-se os alunos e professores participantes para uma décima terceira sessão a promover pelo professor Ângelo Costa com vista à criação de uma capa personalizada para Memorial do Convento.
Acredita-se que as Tertúlias Literárias Dialógicas tiveram impacto na vida daqueles que nelas participaram, pois proporcionaram um espaço de confiança para que todas as vozes – especialmente para aquelas que em contexto de sala de aula não usavam tanto da palavra – pudessem expressar as suas opiniões sobre o que leram e nutrir-se coletivamente desse intercâmbio.
Na verdade, o facto de terem lido e de terem dado sentido ao que foi lido sob as características que compõem as Tertúlias Literárias Dialógicas promoveu aprendizagens, especialmente o desenvolvimento da leitura crítica e autónoma, da autoconfiança para a tomada da palavra em público e da criatividade.
Conclui-se, assim, que as Tertúlias Literárias Dialógicas têm um enorme potencial pedagógico, social e cultural.
Tertúlias Literárias Dialógicas
Partilhar:




