No passado dia 17 de novembro, ocorreu, no auditório da Escola Básica de Lamego – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, a cerimónia de entrega de diplomas de participação na iniciativa Saramago na Escola – Contar por imagens aos alunos da turma 6.ºD do ano letivo anterior.
Este projeto, proveniente de uma parceria da Fundação José Saramago (FJS) com o Plano Nacional das Artes, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, foi desenvolvido com os alunos da referida turma, sob a orientação das professoras Lídia Valadares e Amália Montenegro e integrado nas atividades da Biblioteca Escolar.
Na cerimónia, estiveram presentes o Diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação deste Agrupamento, o Presidente de Junta de Lamego, Paula Pinto e Teresa Sequeira, em representação do Museu de Lamego, a Coordenadora de Estabelecimento da Escola Básica de Lamego, Coordenadores de Estabelecimento da Escola Básica de Penude e da Escola Básica n.º1 de Lamego, a Coordenadora das Bibliotecas Escolares, professores do Agrupamento, encarregados de educação e familiares dos alunos. Este momento também contou com a presença da LATUNA, Tuna Académica da Escola Secundária Latino Coelho, que se uniu às comemorações do centenário de Saramago e, logo no início da sessão, soltando acordes e vozes, inundou a sala de alegria.
Após uma breve apresentação do evento, a professora Lídia Valadares deu a palavra aos alunos da mencionada turma, que deram a conhecer ao público, com alegria, orgulho e sedução, os trabalhos que realizaram no âmbito do projeto Contar por imagens e de outras atividades associadas às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e que tiveram como base a leitura de três obras deste enorme escritor: O conto da ilha desconhecida, O Lagarto e O Silêncio da água.
Seguiu-se a entrega dos diplomas emanados pela Fundação José Saramago aos alunos e às escolas envolvidas.
A sessão foi encerrada com o poema “Alegria”, de Saramago, musicado e cantado pela Latuna e dito por dois alunos do Clube Leituras Divertidas. Foi uma atuação glamorosa e as palavras ecoaram com tanta verdade e emoção que a magia ficou no ar.
Como diz Carlos Reis, “Saramago está vivo e entre nós!”.
> Para ver mais fotos clique aqui.




