...

Latino Coelho participa no ERASMUS+ em Nápoles, Itália

italia

Um grupo de 7 alunos e 3 professores, da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego,  participa esta semana, de 28 de fevereiro a 06 de março, numa mobilidade a Nápoles, Itália, no âmbito do Projeto ERASMUS+ “Tras Los Rastros de Mitos en La Oscurid@D de Historia”.
Primeiro dia – A chegada
Depois de um dia de viagem cansativo, nada como uma calorosa receção dos colegas italianos (os anfitriões) e das famílias que acolhem, durante esta semana, os nossos alunos.
Segundo dia – Pompeia
O segundo dia foi inteiramente dedicado à cidade de Pompeia, destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d. C. Numa visita preparada pelos alunos e professores italianos, o tema deste projeto Erasmus, “Tras los rastros de mitos en la oscuridi@d de historia”, ganhou ainda mais significado. De facto, a força da natureza (neste caso, do Vesúvio), que ao longo da história tem proporcionado o aparecimento de muitos mitos e lendas, foi para os nossos antepassados, de há quase 2 mil anos, uma tragédia, mas permite-nos hoje “ver” e compreender muitos aspetos da civilização Romana, retratados nas magnificas pinturas murais, nos extraordinários mosaicos e em todo o conjunto urbano preservado.
Terceiro dia – Nápoles
Ao terceiro dia, com o apoio de “áudio-guias” produzidos pelos alunos italianos, foi possível descobrir um pouco da História da cidade que, por estes dias, acolhe professores e alunos dos países participantes no projeto. Desde o mito associado à fundação da cidade, por volta do século VIII a. C., por “Partenope” (um homem que não se iludiu com o canto das sereias, ou mesmo a própria sereia… As opiniões divergem…), passando por edificações representativas de diferentes épocas históricas, Nápoles deu-se a conhecer em toda a sua grandeza e diversidade artística, cultural e humana.
Para ver mais fotos clique aqui.

Partilhar:

Artigos Relacionados

Scroll to Top