...

Exposição “DESPIDOS DE PRECONCEITOS”

Despidos de Preconceitos

Desde a Antiguidade, o culto ao belo faz parte da cultura de diferentes sociedades. Cada época e lugar estabelecem critérios para definir o que é considerado belo. E, ao olhar para a história, é possível verificar que o conceito é mutável, subjetivo e depende do contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
O padrão de supermodelos intensificou-se ainda mais e ultrapassou o limite do saudável. A busca pelo corpo perfeito também vem de longa data. A figura humana é um objeto de representação que acaba por nos espelhar a nós mesmos.
Decorreu durante uma semana a exposição “Despidos de preconceitos”, onde estiveram expostos os trabalhos dos alunos do 11.º D da disciplina de Desenho e textos elaborados na disciplina de Português pelos mesmo alunos e os alunos de Ciências, em que abordaram a temática do corpo.
As folhas em branco, o lápis em punho e os olhos observam os colegas que servem de modelo… surgem os primeiros traços da figura humana. Há a necessidade de perceber como funciona o corpo humano através da anatomia e fazer esboços rápidos no sentido de interpretar mais facilmente o tipo de posição em que a figura está, se há peso, se há tensão, toda a fluência do corpo e as posições. Depois de algumas aulas de treino, as alunas desenvolveram um trabalho final ao seu gosto e com as técnicas da aguarela, carvão, sanguínea e lápis de cor.

Partilhar:

Artigos Relacionados

Scroll to Top