...

Alunos do TIE levam mensagem à Embaixada da Ucrânia

embaixada

No passado dia 11 de março, um grupo de 15 alunos e 2 professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego procedeu à entrega, na Embaixada da Ucrânia, de uma mensagem simbólica de solidariedade ao povo ucraniano. Esta foi elaborada por toda a comunidade escolar do Agrupamento – alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos.
Os alunos foram recebidos pela Embaixadora Inna Ohnivets, que conversou cerca de uma hora e meia com os alunos, tendo abordado a história do seu país e a atual situação, enaltecendo o espírito de resistência do seu presidente Volodymyr Zelensky. Agradeceu, de forma sentida, a mensagem recebida e ofereceu ao Agrupamento, para a Biblioteca da Escola Latino Coelho, dois livros sobre a história da Ucrânia.
Antes da visita à Embaixada, os alunos, seguindo a sugestão da Professora Bibliotecária Teresa Martins, visitaram a Praça da Itália, onde está a estátua do poeta ucraniano Taras Schevchenko, que escreveu:
“O nosso pensamento, a nossa canção
Não morrerá, não perecerá…
Oh lá, povo, é a nossa glória,
Glória da Ucrânia!”,
Daí foi retirada a máxima “Glória à Ucrânia” (Slava Ukraini), que figurava na caixa que continha a mensagem entregue. Este poeta tem 128 estátuas em 35 países, que não a Ucrânia, e Portugal é um desses países.
A deslocação à Embaixada inseriu-se na visita de estudo realizada pelos alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas, que de 9 a 11 de março, visitaram inúmeras empresas da área das instalações elétricas e espaços culturais. Este grupo foi o porta-voz e intermediário para fazer chegar a mensagem elaborada com a colaboração do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e dos Cursos Profissionais de Técnico de Audiovisuais e Técnico de Multimédia. Esta modesta mensagem espelha a preocupação e o apoio da comunidade escolar lamecense:
“A Ucrânia tem sido para o mundo um exemplo de coragem, de resiliência. Tem afirmado, com a sua resistência, que a Liberdade não tem preço e, por isso, não se negoceia. Admiramos a forma como o seu povo tem lutado pela soberania dos valores democráticos que norteiam a Europa.
Nós, Escola, temos, humildemente, aprendido como são importantes os valores do humanismo e este modesto vídeo serve de testemunho da nossa solidariedade e do nosso apoio moral ao povo ucraniano.”
Resta salientar que esta atividade partiu das Bibliotecas do Agrupamento em colaboração com o Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas.
Para ver mais fotos clique aqui.

Partilhar:

Artigos Relacionados

Scroll to Top